Protocolo de Segurança – SSL

Home » Protocolo de Segurança – SSL » Segurança » Protocolo de Segurança – SSL

A maioria das lojas online utilizam protocolos de segurança, que permite a protecção de dados entre o utilizador e o site. Uma forma de dar mais confiança as suas compras online, é estar atento se no acto do pagamento são utilizados esses protocolos.

 

As páginas que tem de ter os protocolos de segurança são onde irá introduzir os seus dados de pagamento, por exemplo os dados do cartão de crédito. É nestas páginas que tem de verificar a existência destes protocolos de segurança activos.

 

O protocolo normalmente utilizado é o Secure Sockets Layer – SSL (em português: Protocolo de Camada de Sockets Segura), o predecessor do Transport Layer Security – TLS (em português: Segurança da Camada de Transporte), que por vezes também é utilizado. São protocolos criptográficos que dão segurança as comunicação na Internet, tanto para os serviços de email (SMTP), navegação de páginas (HTTP) entre outros tipos de transferência de dados. As diferenças entre o SSL 3.0 e o TLS 1.0 são poucas, visto o protocolo permanece substancialmente o mesmo.

 

Basicamente o protocolo SSL, provê a privacidade e a integridade de dados entre duas aplicações que comuniquem pela Internet, neste caso específico entre a loja online e o comprador. Esta prevenção ocorre através da autenticação de ambas as partes envolvidas e da cifra dos dados transmitidos entre ambas. Este protocolo ajuda a prevenir que intermediários entre a comunicação, tenham acesso indevido ou falsifiquem os dados transmitidos.

 

Desta forma, ao realizar pagamentos em páginas que utilizem estes protocolos, irá conferir mais confiança e segurança aos seus dados de pagamento.

 

Como sei se a página de pagamentos tem estes protocolos?

 

Existem duas maneiras muito simples e eficazes de verificar a existência destes protocolos, icons que aparecem nos browsers e o próprio endereço da página.

 

Normalmente quando entra numa página que tenham estes protocolos, aparece um cadeado (icon) no rodapé da janela do browser ou junto ao endereço da página.


Exemplos de icons do cadeado SSL

 

 

Se clicar nestes cadeados (icons) irá abrir uma pequena janela com todas as informações sobre o protocolo de segurança que está a ser utilizado, incluindo a data de validade do mesmo.

 

Outra maneira de saber se uma determinada pagina tem protocolo de segurança, é verificar o link da pagina, que no inicio do mesmo tem de ter escrito https://. Se o início do endereço da página não começar desta forma, indica que a mesma não tem este protocolo activo.

 

Um exemplo desta situação é o site do GMail (www.gmail.com), visite e verifique estes pontos.

 

Se estiver atento a estes pormenores, quando estiver na página de pagamento de uma loja online (ou do serviço utilizado para o pagamento), pode ficar mais tranquilo se a página tiver estas características.

Um comentário
  1. Pingback: Certificados de Segurança (SSL)- Guia das Lojas Online

Deixe um Comentário