Segurança do seu PC

Home » Segurança do seu PC » Segurança » Segurança do seu PC

Fazer compras pela internet com segurança, não depende apenas da segurança que a loja online deve ter, mas também é importante a segurança do seu PC.

 

Muitos desconhecem este ponto, mas se o seu PC não estiver bem protegido, ao fazer compras online existe o perigo de serem roubados os seus dados de pagamento através do seu computador. A probabilidade de haver roubos de cartões de crédito e afins é maior através do computador do utilizador do que através da loja online.

 

Por isso é importante, não só para fazer compras online, mas também para a protecção dos seus documentos pessoais, manter o seu computador protegido contra intrusos. Para ter o seu PC seguro, devera sempre ter atenção a alguns aspectos importantes.

 

Sites:

Os sites de visita por vezes podem ter conteúdos fraudulentos. Nesse sentido ao entrar num site, não instale qualquer ficheiro que seja solicitado para poder utilizar o site. Por norma não há necessidade de instalação de ficheiros para poder utilizar algum site. Normalmente os programas que poderão ter instalado no seu PC, são os seguintes:

Adobe Reader, Java, Adobe Flash Player, Microsoft Silverlight

 

Se por sua vez, for solicitado a instalação de outro tipo de programa, antes de instalar, tenha a certeza que o site é confiável e que esse programa é realmente importante para o funcionamento do site. Caso tenha dúvidas, não instale, procure mais informações sobre o ficheiro que é pedido para ser instalado e depois tomé uma decisão.

 

 

E-mail:

Como é de conhecimento geral, a forma mais utilizada para passar vírus e programas maliciosos, é através do email. Nesse sentido é importante estar bem atento aos emails que abre. O primeiro ponto a ter em nota, é que o email em si só poderá se tornar “perigoso” quando se abre os ficheiros que vêm em anexo e/ou o links indicados no email. Os ficheiros em anexo e os links é que poderão ter o vírus ou ser ficheiros maliciosos.

 

Um vírus prejudica o funcionamento do seu computador, por sua vez um ficheiro malicioso, é bastante “silencioso” é normalmente serve para registar todo o que faz no seu PC e envia esse registo para o criador/mentor desse ficheiro malicioso.

 

Nesse sentido não abra anexos de emails e não clique em links, de pessoas que não conhece, a menos que tenha certeza do que se trata. Caso receba um email dizendo que tem origem de alguém que está na sua lista de contactos, caso seja algo incomum dessa pessoa enviar ou ache algo estranho, também não abra os anexos e não clique nos links. Confirme a veracidade desse email/anexo/link.

 

Aproveitamos para relembrar, que emails a pedirem ajuda financeira para ajudar crianças ou pessoas desfavorecidas, normalmente não passam de esquemas pirâmide e burlas para extorquir dinheiro. Não deixe de estar atento ao seu email e a estas situações.

 

Antivírus:

Uma boa maneira de manter o seu computador protegido é ter um antivírus actualizado, instalado no seu PC. Hoje em dia, já existem diversos antivírus gratuitos que já conferem ao seu computador segurança para os seus documentos pessoais e navegação na internet.

 

Se o antivírus, ao analisar o seu PC, não encontrar qualquer tipo de anomalia ou limpar algo malicioso para o seu computador, poderá ficar mais tranquilo.

 

Navegação pela internet com precaução e só faça algo “fora do comum” quando realmente tem a certeza do que vai fazer, para manter o seu computador seguro. A segurança em fazer compras pela internet, também depende da segurança do seu PC.

 

 

Nota: Sempre que possível, iremos publicar alertas de segurança, para ficar atento e manter a segurança do seu computador.

Deixe um Comentário