Compra num país da UE… IVA de Portugal

Home » Compra num país da UE… IVA de Portugal » Noticias » Compra num país da UE… IVA de Portugal

Desde 1 de Janeiro de 2015, entrou em vigor uma nova directiva europeia para cobrança do IVA dentro dos países da União Europeia. Com esta nova directiva, o IVA é cobrado com base país de origem do consumidor e não com base no país do vendedor.

Anteriormente o IVA era cobrado conforme a taxa de IVA do país do vendedor. Por exemplo, se o vendedor fosse de Inglaterra o produto pagava 20% de IVA*, para qualquer consumidor, quer fosse inglês ou fosse português.

Mas, a partir de 2015 se o consumidor for de Portugal e o vendedor for de Inglaterra, o vendedor terá de taxar o produto com 23% de IVA*, que é o valor do IVA em Portugal.

Isto obriga a que qualquer vendedor, tenha de aplicar o IVA conforme o valor do IVA de cada país, dentro da UE, para a qual esta a vender o produto. Neste sentido, quando compra-se algum produto em algum país da UE, tem de pagar-se o IVA como se tivesse a comprar esse produto em Portugal.

Esta nova regra, pode fazer com que deixe de compensar comprar alguns produtos fora de Portugal ou em outro país da UE. Mas em muitos outros casos, pode compensar a compra, visto que a diferença de preços dos produtos em Portugal e noutro país da UE (mesmo com o pagamento do IVA equivalente a Portugal) pode ser significativa e compensar.

Logicamente esta norma só se aplicam as transacções comerciais feitas entre países da União Europeia. Se um vendedor português vender um produto para o Brasil (por exemplo), aplica o IVA de Portugal, como fazia normalmente.

Neste sentido, quando realizar compras online em outros países da UE, deve levar em conta o facto que o valor do IVA será igual ao praticado no seu país e o valor final do produto pode ser um pouco diferente ao inicialmente marcado na loja online.

 

*% do IVA indicada, conforme a que estava em vigor na altura em que este artigo foi escrito.

2 Comentários
  1. Mary Lana 28 de Fevereiro de 2017 at 13:34

    Bom dia.
    Sou Maria do Brasil e quero comprar de fornecedores europeus que não entregam no Brasil; só entregam na Europa. Como faço para vender para os europeus? Onde devo anunciar? você s tem na Europa um site tipo o Amazon onde eu poderia fornecer para os europeus? E dropshiping é possível? quais fornecedores honestos me indicaria?Grata pela gentileza da atenção.
    Mary Lana
    Diretora Comercial

    • Guia das Lojas Online 1 de Março de 2017 at 22:21

      Pode usar o eBay UK ou de outro país europeu. Pode usar o dropshipping com armazém na Europa, para facilitar o processo para os clientes. Não temos nenhuma lista de fornecedores, é uma questão de pesquisar e verificar o feedback de clientes.

Deixe um Comentário