Como saber se uma loja online é confiável?

Home » Como saber se uma loja online é confiável? » Util » Como saber se uma loja online é confiável?

Esta talvez seja das dúvidas mais vezes levantadas em relação a fazer compras pela internet. Uma dúvida levantada por que não está muito habituado a fazer compras online, mas também por quem compra pela Internet. Isto porque, em muitos dos casos, as lojas online não tem lojas físicas, não são conhecidas ou não são portuguesas.

 

Mas antes de realizar-se uma compra, pode-se analisar alguns aspectos, de forma a concluir se a loja é ou não é confiável. De seguida vamos falar sobre esses aspectos.

 

Loja física – Se a loja online faz parte de uma loja física, isto a partida dá alguma confiabilidade. Porque caso exista algum problema com a encomenda que se faça, pode-se ir a loja resolver a situação.

 

Marca oficial/conhecida – Caso a loja online, seja uma loja oficial de algum produto ou marca de renome internacional, e algo em que se pode confiar. Visto que a reputação da marca está em jogo, eles tentaram fazer tudo para que os seus clientes fiquem satisfeitos. Por sua vez, em caso de problemas com a encomenda, facilmente sabermos como os contactar de forma a resolver o problema.

 

Contacto telefónico – Ao encontrar informações sobre contactos telefónicos numa loja online, a credibilidade aumenta, visto que existe sempre uma forma de contactar os gestores da loja. Permite previamente contactarmos por telefone a loja, para saber mais sobre a mesma, antes de realizarmos qualquer compra.

 

Historial da loja online – Caso seja uma loja online já bastante conhecida nacionalmente/internacionalmente, tipo eBay ou Amazon, tem-se maior credibilidade.

 

Certificados de Segurança – Uma loja que tenha certificado de segurança, pode ser considerada confiável, visto que os certificados de segurança têm um custo elevado. Mas pode não ter certificado próprio, e usar sistemas de pagamento com certificado, e também ser confiável.

 

Comentários/Opiniões – Analisar opiniões e comentários feitos por outros consumidores em fóruns,blogs ou pessoas que conhecemos, pode ser uma forma de poder chegar a uma conclusão sobre o nível de confiança de determinada loja online. Neste caso, deve ter-se sempre em mente, que todos esses comentários e opiniões são pessoais, o que podem não descrever totalmente a realidade.

 

Preços – De forma geral os produtos tem um preço médio no mercado. Se a diferença de preços for realmente bastante abaixo na média do determinado produto, deve-se ter especial atenção se o produto é original ou cópia/falsificação.

 

Relembramos que estes aspectos, não tem de ser iguais e/ou todos presentes em todas as lojas online. Mas, devem ser aspectos, ou outros semelhantes, analisados quando realiza-se as compras numa loja onlineonde nunca se comprou. Em alguns casos, pode fazer uma encomenda com um valor muito baixo para verificar a credibilidade da loja.

 

Guia das Lojas Online, gradualmente irá disponibilizar informações sobre diversas lojas online nas mais variáveis áreas, que foram analisadas e por vezes utilizadas pela nossa equipa. Pretendemos construir um catálogo de lojas online de qualidade e confiança para os nossos leitores.

Um comentário
  1. Fabio Gilarde 6 de Outubro de 2011 at 17:28

    Olha, se tem uma loja que eu sempre comprei produtos, inclusive a minha vó já fez compra online foi nas Lojas Colombo http://www.colombo.com.br/
    O cadastro e a compra online é bem fácil e intuitivo.
    Abraço! 😀

Deixe um Comentário