Cheque

Algumas lojas online, aceitam cheques como forma de pagamento. A vantagem deste método de pagamento é principalmente a garantia que os seus dados de pagamento não são roubados por terceiros. Outra vantagem é a possibilidade de fazer compras, sem ter nenhum cartão de crédito. Além de ser uma garantia que aquela loja online é verdadeira ou pelo menos temos uma morada física.

 

Ao enviar o cheque para pagar as encomendas realizadas numa loja online, deve-se previamente analisar bem os dados disponíveis para que o cheque seja preenchido correctamente e que seja enviado para a morada correcta. Também é importante prevenir qualquer tipo de extraviou do cheque, por tomar as precauções necessárias para essas situações, como traçar o cheque e/ou escrever no verso do cheque em que conta o mesmo pode ser depositado.

 

A maior desvantagem desta forma de pagamento é o tempo que demora todo o processo, desde o enviou/chegada do cheque e por sua vez o recebimento da encomenda.

 

Recomenda-se que a utilização desta forma de pagamento, seja só realizado por alguém que esteja bem familiarizado com a utilização de cheques. Lembramos ainda que se utilizar esta forma de pagamento em Portugal, tem disponíveis os diversos procedimentos legais para agir em qualquer situação que ocorra.

 

É de destacar que para utilizar esta forma de pagamento no estrangeiro, precisará de “cheques internacionais”, para serem aceites nos países em que vão ser entregues. Dessa forma é recomendado ter conhecimento das normas legais existentes. Acima de tudo, deve ser utilizado apenas quando existe um elevado grão de confiança com comerciante/loja online.

 

As diversas instituições bancárias portuguesas tem informações nos seus sites sobre o uso de cheques a nível internacional. Segue os links directos para as páginas dos respectivos bancos, com essas informações:

 

Banco Popular

Banco BPI

Montepio

Banif

Crédito Agrícola

Caixa Geral de Depósitos

Millennium BCP

Santander Totta

 

Esta forma de pagamento é pouco utilizada, mas por vezes esta disponível. Só a utilize se tiver total confiança no comerciante e se tiver conhecimento claro sobre a utilização desta forma de pagamento.